Blog

Retinopatia diabética: quando o diabetes coloca a visão em risco
  • ARTIGOS
  • 19/09/2018

Retinopatia diabética: quando o diabetes coloca a visão em risco

Atualmente, o diabetes é uma das principais causas de cegueira no mundo, entre as causas está a Retinopatia diabética uma doença vascular ocular comum em pacientes diabéticos que é caracterizada pela diminuição da visão de forma progressiva ou súbita. 

Quando a glicose do paciente diabético fica alta por um longo período, ocorre uma lesão nos vasos da retina, essa região do olho é responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. Essa lesão nos vasos sanguíneos causa o extravasamento de plasma e sangue para o interior da retina e também do globo ocular, resultando no comprometimento da visão. 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, cerca de 90% dos pacientes de diabetes tipo 1 (dependentes de insulina) e 60% dos pacientes do tipo 2 (não dependentes de insulina), devem desenvolver a doença ocular ao longo da vida. Diante desses dados e do alto risco que o diabetes apresenta para a visão, é fundamental que a doença seja controlada. 

A Retinopatia diabética é diagnosticada por meio do exame de fundo de olho ou mapeamento de retina. Outro exame complementar como a tomografia de coerência óptica (OCT) é importante para o acompanhamento da evolução da doença. 

O tratamento da retinopatia diabética tem como ponto central o controle dos níveis de glicose. Por isso, além do tratamento medicamentoso orientado pelo endocrinologista, a mudança nos hábitos alimentares e comportamentais são importantes. Já a terapia oftalmológica deve ser iniciada o quanto antes para evitar a progressão da doença e uma consequente perda irreversível da visão. A retinopatia diabética pode ser tratada por meio de drogas intraoculares, laser e cirurgia em casos mais severos. 

Diabéticos devem ficar atentos as seguintes alterações oculares: 

- Pequenos pontos negros ou linhas na visão;

- Visão embaçada;

- Dificuldade para enxergar;

- Dificuldade para enxergar cores diferentes. 

Caso não apresente esses sintomas, mas seja diabético, é recomendada a visita ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para a realização dos exames de rotina e preventivos.  


Ampla infraestrutura que atende à várias especialidades, exames e cirurgias. Agenda uma consulta e confira todo nosso diferencial!