Blog

Catarata é uma das principais causas de cegueira
  • Pró Mídia Comunicação
  • ARTIGOS
  • 28/02/2019

Catarata é uma das principais causas de cegueira

Doença pode ser tratada com cirurgia


A catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacificação do cristalino, o que dificulta a entrada de luz no olho. Essa doença pode causar distorções na visão e está entre as principais causas cegueira em todo o mundo. 

O surgimento da catarata está ligado em muitos casos ao processo natural de envelhecimento, principalmente em indivíduos com mais de 50 anos. No entanto, pode ter outras causas como: hereditariedade, traumas oculares, diabetes e uso de corticoides, substância comum em alguns medicamentos.

A catarata pode ser classificada em três tipos: congênita, secundária e senil:

Congênita: quando o bebê já nasce com a doença. Geralmente, está relacionada a alguma doença da mãe, que atinge o feto durante a gestação;

Secundária: é desenvolvida devido a lesões oculares decorrentes de traumas, uso de corticoides, e quando há outros problemas de saúde como o diabetes;

Senil: segundo a Organização da Saúde (OMS), 85% dos casos de catarata são classificados como senis. Neste caso, o processo natural de envelhecimento é a causa da catarata.

Os sintomas da catarata incluem visão embaçada, ofuscamento pela luz do sol e farol do carro e dificuldade para enxergar. O diagnóstico da catarata é realizado pelo médico oftalmologista. Deve-se procurar a avaliação do especialista quando os primeiros sintomas forem observados. 

O único tratamento para a catarata é a cirurgia. Atualmente, a cirurgia é realizada por meio da técnica de facoemulsificação, que exige uma incisão muito pequena, oferecendo um pós-operatório mais curto e com menos riscos de inflamações e outras complicações. 



Ampla infraestrutura que atende à várias especialidades, exames e cirurgias. Agenda uma consulta e confira todo nosso diferencial!