Blog

Coçar os olhos pode prejudicar a visão
  • ARTIGOS
  • 14/04/2020

Coçar os olhos pode prejudicar a visão

A fricção pode causar lesões na córnea e infecções oculares


Muitas pessoas têm o hábito de coçar os olhos freqüentemente, esse ato que parece ser inofensivo pode trazer sérios ricos para a visão, desde infecções como conjuntivites a problemas mais sérios como o ceratocone.

A coceira nos olhos pode ser causada por diversos fatores como alergias a determinados produtos, rinite alérgica e pela própria secura ocular que favorecem a irritação e causam a necessidade de coçar os olhos imediatamente e com movimentos repetidos.

Esse movimento de fricção causado pela coceira provoca uma microlesão na córnea que favorece a mudança da curvatura desta estrutura. Além das lesões, o hábito de coçar os olhos pode causar o ceratocone que é uma doença ocular que apresenta como sintomas visão turva, sensibilidade à luz e, nos casos mais graves, pode comprometer a visão de modo tão intenso que é preciso realizar um transplante de córnea.

Outro problema comum de quem tem o hábito de coçar os olhos com freqüência é a exposição a fatores infecciosos como as conjuntivites. Ao levar as mãos aos olhos, você pode levar uma série de microorganismos nocivos para esta região, favorecendo as infecções.

Para prevenir lesões nas córneas e infecções, é importante consultar o oftalmologista para descobrir a causa da coceira nos olhos. Quando esse desconforto for freqüente, colírios lubrificantes, compressas de água gelada e até soro fisiológico podem ajudar. Mas o importante é evitar ficar coçando essa região. Quem fica muito tempo exposto às telas de notebook e computadores deve fazer pausa a cada uma hora para piscar (a luz e os pixels das telas diminuem a quantidade de piscadas). Sim, o ato de piscar é fundamental para ajudar na lubrificação ocular e evitar irritações.



 

Ampla infraestrutura que atende à várias especialidades, exames e cirurgias. Agenda uma consulta e confira todo nosso diferencial!