Blog

Conheça as diferenças entre hordéolo e calázio
  • ARTIGOS
  • 22/01/2021

Conheça as diferenças entre hordéolo e calázio

O hordéolo, popularmente conhecido como terçol e o calázio são problemas oculares que apresentam sintomas semelhantes como olhos inchados, feridas que incomodam na pálpebra e sensibilidade à luz. É importante estabelecer algumas diferenças entre essas duas doenças.

O hordéolo é uma lesão infecciosa provocada pela obstrução das glândulas da borda palpebral que são infectadas por bactérias. Quando não é tratado corretamente, o hordéolo pode evoluir para um calázio, que é uma lesão comum perto dos cílios com sintomas de dor, vermelhidão e calor no local.

O calázio, ou seja, uma evolução do hordéolo que é um nódulo inflamatório, apresenta crescimento lento e ao longo dos dias, pode crescer apresentando como sintomas vermelhidão e elasticidade. Devido ao crescimento, o nódulo pode deixar a visão embaçada. Pode desaparecer em alguns dias, mas em alguns casos, necessita de cirurgia, principalmente quando os cistos ficam encapsulados e a secreção que é produzida pela glândula não é eliminada.

Quando o paciente apresenta calázios de forma frequente, há indícios de disfunção das glândulas palpebrais, o que é mais comum em indivíduos com pele oleosa e que são moradores de regiões com clima mais quente, que favorecem a produção de oleosidade pela pele.

Ao apresentar sintomas de hordéolo é importante procurar a avaliação de um médico oftalmologista. Compressas com água quente ajudam a aliviar a dor e as irritações. No caso do hordéolo (terçol), o tratamento com pomadas à base de antibióticos cura a lesão, já o calázio precisa de acompanhamento cirúrgico.

Ampla infraestrutura que atende à várias especialidades, exames e cirurgias. Agenda uma consulta e confira todo nosso diferencial!