Sintomas da Alergia Ocular
  • PRÓ MÍDIA COMUNICAÇÃO
  • 09/04/2019

Sintomas da Alergia Ocular

Os olhos também são afetados por reações alérgicas, principalmente em períodos de clima seco. Além dos fatores ambientais, as alergias oculares podem serem causadas pela poluição do ar, alguns tipos de cosméticos, perfumes, ácaros e mofo. A alergia ocular manifesta-se por meio de coceira intensa, lacrimejamento e fotofobia (sensibilidade à luz), os olhos também podem apresentar vermelhidão e leve inchaço.

Mudanças em alguns hábitos como manter a higiene da casa, trocar semanalmente a roupa de cama, higienizar travesseiros e evitar o contato com substâncias químicas e agentes alérgenos ajudam a evitar crises de alergia. Quando os sintomas começarem, é ideal procurar a avaliação de um oftalmologista que pode prescrever colírios específicos para esse problema. Os mais utilizados são os colírios lubrificantes que hidratam e ajudam a “lavar” o olho.

O médico também pode prescrever os colírios anti-histamínicos que diminuem a coceira e aliviam o processo alérgico. A avaliação do médico é essencial, pois os sintomas da alergia ocular são parecidos com os da conjuntivite, doença contagiosa que exige outra abordagem terapêutica.

Quais cuidados devo ter?

- Mantenha a higiene de travesseiros, colchões e roupas de cama;

- Limpe periodicamente o filtro do ar-condicionado;

- Evite ambientes com pó, fumaça e cheiros fortes;

- Não coce os olhos com frequência.

Durante as crises de alergia ocular, o uso de compressas geladas ajuda a aliviar o desconforto. Não use soro fisiológico, o sódio que faz parte da composição pode causar mais irritação nos olhos.