Fique por dentro sobre as principais dúvidas

Não existe idade mínima. O oftalmologista pode ser consultado em qualquer idade.
Lave as mãos, jogue a cabeça para trás e com o dedo indicador abaixe a pálpebra inferior do olho de forma que essa forme uma "bolsa" (veja a figura abaixo). Pingue o colírio dentro desta "bolsa" como mostra a figura. Mantenha os olhos fechados por um minuto. Uma leve compressão no canto interno do olho pode diminuir a absorção do colírio para a corrente sangüínea, por compressão do ducto de drenagem lacrimal. Evite o contato do conta-gotas com os olhos ou com qualquer superfície, Para evitar contaminação do frasco do colírio. Mantenha a tampa do frasco bem fechada após o uso.
Não. O tratamento da catarata é cirúrgico. Um laser não pode ser usado para remover a catarata. O laser é freqüentemente confundido com um aparelho chamado facoemulsificador que dissolve a catarata durante a sua remoção cirúrgica.
Devido a avanços na técnica cirúrgica, a atividade física após a cirurgia de catarata não é restrita como era no passado. Não há restrições a atividades regulares como andar ou passear, porém deve ser evitado pegar peso, fazer grandes esforços, abaixar a cabeça, correr, ou mesmo dormir do lado do olho operado.
Depende do tipo de trabalho exercido. Pergunte ao seu médico.
Não. Pode cansar ou dificultar a leitura, mas não prejudica a visão.
Não. A leitura não é prejudicial para a visão, no máximo pode ocorrer cansaço e dor de cabeça.
Não. Pode ocorrer apenas um desconforto, que pode causar dor de cabeça.
Não. Televisão, videogames e computadores não causam danos nos olhos. Pode ocorrer um cansaço, mas isto não prejudica a visão. Porém o hábito de olhar objetos de perto pode indicar miopia. Procure o seu médico para melhor esclarecimento.
Não, o paciente candidato à cirurgia a laser deverá consultar com oftalmologista, que vai examiná-lo e realizar vários exames pré-operatórios para descartar contraindicações para a cirurgia. Os pacientes que apresentarem doenças do colágeno (lúpus, artrite reumatoide, ceratocone, herpes corneal, SIDA, ou doenças autoimunes) não serão candidatos para essa cirurgia.
A partir dos 21 anos, mas em alguns casos pode ser realizada em pacientes mais jovens – por motivos profissionais por exemplo (pilotos, policiais, bombeiros e etc).
O laser atinge o olho provocando uma ablação (retirada de tecido) que fará uma moldagem na córnea, alterando e corrigindo o grau do paciente. A energia do laser é aplicada de forma segura e muito precisa – não há riscos de atingir outras estruturas do olho ou mesmo fora do olho –, e sua aplicação é programada e controlada por um computador durante a cirurgia.
Não, o laser atua exclusivamente na parte externa do olho – na córnea, e não penetra no interior do olho. O tratamento com laser não dificultará ou modificará a atuação do cirurgião se no futuro o paciente necessitar qualquer outra cirurgia ocular.
Dura em torno de 20 minutos, o paciente é posicionado e o olho é preparado para a aplicação do laser – esse preparo varia com a técnica utilizada, Lasik ou PRK. A aplicação do laser propriamente dita leva alguns segundos, dependendo do grau operado.
Todos pacientes serão examinados no dia seguinte a cirurgia.
O paciente não poderá dirigir no dia do procedimento cirúrgico e recomenda-se que evite nas 72 horas seguintes. Quando se sentir seguro de que sua acuidade visual estará liberado para dirigir com segurança.
Esportes que não envolvam contato físico podem ser reiniciados assim que se sentir bem, mas é sempre recomendado o uso de protetores oculares em esportes com raquetes ou outros com risco de trauma ocular direto. Esportes aquáticos são recomendados um mês após a cirurgia.
Durante a cirurgia, o paciente não sente dor, sentirá apenas sensação de pressão causada pelos aparelhos que imobilizam o olho e notará que a luz desaparece por alguns segundos. Poderá sentir leve ardor nas horas seguintes à cirurgia.
Após a cirurgia, o paciente deve permanecer em casa e descansar por 24 horas. Depende do número de dioptrias corrigidas e o tipo de defeito, a recuperação é mais ou menos rápida, mas geralmente a maioria dos pacientes podem retornar ao seu trabalho e às suas atividades em 48-72 horas após a cirurgia.
O paciente utilizará colírios (antibióticos e anti-inflamatórios) para a prevenção de infecção e/ou inflamação. Nos primeiros dias de pós-operatório, deverá evitar lugares fechados ou com aglomerações – bares fechados, cinemas, restaurantes, avião, ônibus… – pelo risco de infecção. É contra indicado esfregar os olhos nos primeiros meses após a cirurgia.