Casos de conjuntivite são comuns no verão
  • Pró Mídia Comunicação
  • 04/02/2019

Casos de conjuntivite são comuns no verão

Algumas medidas comportamentais ajudam a evitar o contágio

Durante o verão, é comum o aparecimento de algumas doenças. A estação mais quente do ano é um dos principais períodos da incidência de conjuntivite (inflamação da membrana externa do globo ocular e da pálpebra interior). Ambientes com aglomerações, piscinas, saunas, parques e até exposição exagerada ao Sol podem facilitar o contágio da doença.

Existem três tipos de conjuntivite: virais, bacterianas e alérgicas. Os sintomas se manifestam com olhos avermelhados, sensíveis à luz e lacrimejantes; sensação de areia no olhos e visão borrada; pálpebras inchadas; secreção amarela nos cantos dos olhos. É importante que ao aparecer os primeiros sintomas, o paciente passe pela avaliação do oftalmologista para que o tratamento seja iniciado.

A conjuntivite pode causar vários desconfortos para o paciente. Durante o período ativo da inflamação, o paciente é afastado de suas atividades de trabalho e deve evitar sair de casa. As crianças também não devem frequentar a escola durante o tratamento. Essas medidas são fundamentais para evitar que mais pessoas sejam contaminadas pela conjuntivite. É recomendada a lavagem dos olhos com água filtrada ou soro fisiológico; a troca das fronhas e toalhas de rosto diariamente enquanto o paciente estiver com os sintomas e que sempre as mãos sejam lavadas antes e depois de tocar os olhos.

É possível evitar o contágio?

Algumas medidas comportamentais ajudam a prevenir o contágio da conjuntivite.

- Lave bem as mãos com frequência;

-  Evite coçar os olhos;

- Use lenços de papel;

- Toalhas, maquiagem para os olhos e medicamentos de uso ocular jamais devem ser de uso compartilhado.