Blog

Conheça as doenças oculares causadas pela diabetes
  • ARTIGOS
  • 25/11/2020

Conheça as doenças oculares causadas pela diabetes

No dia 14 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial e Nacional do Diabetes data em que o objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade e controle do diabetes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo,150 milhões de pessoas possuem diabetes. No Brasil, 7,6% da população de 30 a 69 anos está diabética.

A diabetes pode afetar vários órgãos e a visão é uma das mais afetadas pelo descontrole dos níveis de glicose. Por exempli, a quantidade excessiva de glicose no sangue causa inchaço no cristalino, mudando a forma e a flexibilidade, o que acarreta na diminuição da capacidade de foco, ou seja, a chamada visão embaçada. Quando o diabetes é controlado, há uma reversão dessa situação.

Outro problema de visão comum em diabéticos é o glaucoma. Segundo a Sociedade Americana de Diabetes, pessoas com diabetes tipo 2 são mais propensos a terem glaucoma. Essa doença ocular acontece quando há o aumento da pressão do olho, ao longo do tempo, pode acarretar em perda progressiva da visão devido aos dados causados à retina e aos nervos.

Além do risco de glaucoma, a diabetes descontrolada pode trazer outros problemas de visão, como a catarata e a retinopatia diabética. Ambas são doenças oculares sérias, que se não tratadas podem causar perda da visão.

Diante dos riscos que a diabetes apresenta para a saúde ocular, a prevenção é a melhor alternativa. Ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente. Quem já possui diabetes, além de manter hábitos de vida saudáveis, também deve manter o controle da glicose e fazer acompanhamento oftalmológico com frequência.  


Ampla infraestrutura que atende à várias especialidades, exames e cirurgias. Agenda uma consulta e confira todo nosso diferencial!