Síndrome do Olho Seco requer acompanhamento oftalmológico
  • Pró Mídia Comunicação
  • 15/01/2019

Síndrome do Olho Seco requer acompanhamento oftalmológico

Ressecamento ocular, coceira e vermelhidão são os principais sintomas desse problema que tem tratamento

As lágrimas têm como função lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos. Esse líquido é produzido pelas glândulas lacrimais e é composto por água, sais minerais, proteína e gordura. Portanto, anomalias na produção ou qualidade da lágrima pode causar uma condição chamada Síndrome do Olho Seco, devido ao ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva.

Função reduzida das glândulas lacrimais, envelhecimento, doenças autoimunes (Lúpus, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren) e fatores ambientais como ar condicionado, clima seco e fumaça estão entre as principais causas da Síndrome do Olho Seco.

Além dos fatores orgânicos, atualmente, o longo tempo de exposição à luz das telas de computadores, smartphones e televisão também pode ser apontado como uma causa do ressecamento ocular. Quando ficamos muito tempo expostos a esse tipo de tela, o número de piscadas diminui e isso interfere na lubrificação do olho.

Devido ao ressecamento ocular, o paciente apresenta uma série de sintomas: coceira, vermelhidão, sensação de “areia nos olhos”. Também há quem se queixe de fotofobia (sensibilidade à luz), produção de muco e dificuldade para movimentar as pálpebras.

É importante que ao sentir esses sintomas, um oftalmologista seja consultado. Além do diagnóstico correto e tratamento, o médico orienta o paciente quanto ao uso de colírios lubrificantes, mudanças comportamentais entre elas, a de fazer pausas ao usar o computador.

Caso não tratada, a Síndrome do Olho Seco pode levar a lesões na córnea e comprometimento da visão. Por isso, o acompanhamento oftalmológico é importante.